INPI concede indicação geográfica para vinhos da região de Monte Belo

C&T Economia - Economia

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu a indicação geográfica, na espécie indicação de procedência, para os produtores de vinhos da região de Monte Belo (RS), representados pela Associação dos vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo).

A vitivinicultura representa mais de 90% da produção agrícola do município, onde o setor agrícola é responsável por mais de 40% do PIB municipal.

O registro conferido pelo INPI à região de Monte Belo do Sul foi publicado na edição nº 2230 da Revista da Propriedade Industrial (RPI), em 1º de outubro de 2013 disponível neste link.

Recentes investimentos em melhorias e modernização da produção renderam aos produtores de Monte Belo o reconhecimento pela qualidade de seu produto, agraciado com premiações nas últimas edições do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil.

Vinho

A tradição de produção de uvas em Monte Belo do Sul tem origem na segunda metade do século XIX, quando a região foi colonizada por italianos, através do processo de ocupação com base na pequena propriedade. Por muito tempo, a produção era focada no trabalho familiar e na produção de subsistência. Na década de 1930, a maior parte das milhares de toneladas de uvas produzidas na região era processada fora do distrito.

Somente a partir da década de 1990, com investimentos na instalação de vinícolas e a ampliação das áreas cultivadas, a região passou a produzir vinhos e espumantes. Esse movimento foi uma iniciativa dos produtores regionais, estimulados pelos bons resultados das pesquisas sobre a produção e qualidade de suas uvas e pelas vinícolas para quem vendiam o seu produto (principalmente nos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi).

(Agência Gestão CT&I com informações do INPI)

incobra-brokerage-event-disponibiliza-plataforma-para-identificacao-de-parceiros-e-agendamento-de-networkings Já está disponível uma plataforma virtual para que os participantes do INCOBRA Brokerage Event registrem-se e criem o seu perfil de...
embrapii-desenvolvera-projetos-de-inovacao-com-empresas-brasileiras-e-britanicasCinco unidades e um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão desenvolver sete projetos de inovação...
fapesp-e-cdti-anunciam-financiamento-para-pesquisa-inovativa  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI)...
capes-financia-projetos-conjuntos-com-a-holanda-em-todas-as-areas-do-conhecimento  A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa...