Pequenos negócios faturaram R$ 500 milhões na Copa do Mundo

C&T Economia - Economia

Cerca de 44 mil pequenos negócios e microempreendedores individuais (MEI) de todo o País, que participaram do programa Sebrae 2014, tiveram um faturamento de R$ 500 milhões com a Copa do Mundo. O balanço foi apresentado esta semana pelo presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, no painel "A Copa do Mundo e o Aumento da Competitividade das Empresas".

“Nosso foco sempre foi trabalhar com empresas já constituídas e que iriam continuar no mercado mesmo depois da Copa. Considero como grande legado o fato desses pequenos negócios terem hoje muito mais competitividade, por conta das certificações, maior conhecimento da demanda e identificação de novos mercados”, explicou Barretto.

Para o presidente da entidade, este saldo positivo reflete a importância da preparação prévia e do comprometimento dos empresários das doze cidades-sede, que investiram em capacitação empresarial para extrair o máximo das oportunidades proporcionadas por um grande evento.

A instituição investiu R$ 90 milhões nesse programa, para a realização de atividades como diagnóstico empresarial, cursos de capacitação, certificação e eventos para abertura de novas frentes de comercialização.

O trabalho desenvolvido pelo Sebrae iniciou em 2011 com o Mapa das Oportunidades. Realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), estudo que detectou 930 possibilidades de negócios em diferentes setores como construção civil, hotelaria, entretenimento, agronegócios, madeira e móveis, comércio, turismo, gastronomia, cultura, artesanato, serviços e moda (setor têxtil, confecções, calçados, gemas e jóias).

(Agência Gestão CT&I, com informações da Agência Sebrae)

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