Congresso ABIPTI reunirá palestrantes de renome e casos de sucesso

C&T Inovação - BR

De Brasília – De 14 a 16 de agosto, os principais destaques do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) estarão reunidos em Brasília (DF) para discutir os caminhos de sucesso das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs). O Congresso ABITI 2012 contará com palestrantes de renome e apresentará ações empresariais que deram certo.

A primeira palestra do evento será do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. Ele irá expor a importância das EPDIs na política de inovação brasileira e possíveis alternativas para fortalecer os institutos responsáveis pela aproximação das empresas com as universidades.

Com o tema “Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo”, o Congresso ABIPTI trará também o chefe de Departamento de Negócios Internacionais do Instituto Fraunhofer, Eckart Bierdümpel. O Instituto Fraunhofer é a maior organização de pesquisa aplicada da Europa e exemplo de instituição de excelência na promoção da pesquisa e da inovação. O modelo inclusive será copiado para implementação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

A troca de informação em boas práticas também será destaque no evento que está com as inscrições abertas. Um entre os diversos cases de sucesso que será apresentado é o da empresa cearense Bioclone.

De acordo com o diretor executivo da BioClone, Roberto de Araújo Lima, a troca de conhecimento e a oportunidade de firmar parcerias serão as grandes contribuições do Congresso ABIPTI. “Tudo o que a BioClone conquistou devemos a diversas parcerias e alianças que construímos. O Congresso ABIPTI será uma excelente oportunidade para ampliar a rede de contatos”, garantiu.

Com cerca de cinco anos de fundação, a empresa é referência no Brasil no ramo de bioclonagem de plantas para produção comercial de mudas em larga escala. Lima irá expor aos participantes o caminho percorrido pela BioClone. O executivo teve a ideia de criar a empresa depois de desenvolver pesquisas na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargem) e atuar em uma empresa privada.

“Ajudei a plantar mil hectares de mudas de banana e abacaxi que vieram de Israel e Costa Rica. No Brasil não havia ninguém capaz de fornecer essas mudas de qualidade em alta quantidade”, contou. “Nessa hora percebi que havia uma boa oportunidade. Foi empreendedorismo”, afirmou.

A empresa surgiu de uma oportunidade de incubação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia (Proeta) da Embrapa em parceria com a Incubadora do Instituto Centec (Intece). A empresa ficou incubada por dois anos, onde além de inovar recebeu dicas de gestão para caminhar com as próprias pernas.

A palestra do diretor-executivo da BioClone será na manhã do último dia do Congresso ABIPTI. A programação conta com outros debates sobre o potencial das EPDIs e palestras sobre os principais desafios do segmento. Haverá ainda apresentações de trabalhos que versem sobre pelo menos um dos quatro subtemas do congresso: a contribuição das EPDIs para um Brasil inovador e competitivo; modelos de organização e gestão das EPDIs; projetos inovadores das EPDIs; e contribuição das EPDIs na capacitação de recursos humanos.

Para mais informações e inscrições acesse www.abipti.org.br/congresso2012.

consorcio-abre-chamada-para-apoio-financeiro-a-participacao-do-brokerage-event  O consórcio internacional INCOBRA lançou nesta segunda-feira (7) uma chamada para conceder apoio financeiro aos participantes do...
embrapii-desenvolvera-projetos-de-inovacao-com-empresas-brasileiras-e-britanicasCinco unidades e um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão desenvolver sete projetos de inovação...
capes-financia-projetos-conjuntos-com-a-holanda-em-todas-as-areas-do-conhecimento  A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa...
fapesp-e-cdti-anunciam-financiamento-para-pesquisa-inovativa  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI)...
japao-e-brasil-financiam-projetos-em-varias-areas-do-conhecimentoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS, na sigla em...