PARECER / ABIPTI 008 - 2013

Análise de Especialistas - Opinião

INSTITUIÇÃO:
ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação

ASSUNTO:
Programa Capes/TAMU - Projetos Conjuntos de Pesquisa -
link

Data final para apresentação da proposta:
Até 10 de janeiro de 2014 (Inscrições on-line)

EMENTA

Programa CAPES/TAMU apoia e na promove projetos de colaboração entre a Universidade Texas A&M e os cientistas e acadêmicos no Brasil em temas de importância mútua para o Brasil e os Estados Unidos.

O programa objetiva apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e fomentar a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de doutorado e pós-doutorado, em todas as áreas do conhecimento. As iniciativas na modalidade de projetos conjuntos de pesquisa consistem no estímulo ao fluxo de docentes e discentes, visando ao desenvolvimento de núcleos de pesquisa transnacionais entre instituições do Brasil e da Universidade Texas A&M dos Estados Unidos. Nesse caso, o apoio da Capes é destinado a missões de trabalho para docentes, missões de estudos de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, além da concessão de recursos de custeio à equipe brasileira.

Prazo de duração: 
02 (dois) anos.

RELATÓRIO

Atente-se que no âmbito do Programa somente serão consideradas válidas propostas em que se comprovem a vinculação do coordenador da proposta a Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES; que apresentadas por coordenador de equipe detentor do título de doutor, obtido há pelo menos 4 (quatro) anos, com reconhecida competência na área e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas atinentes ao projeto.

E mais: cujos coordenadores brasileiros tenham exercido função de Coordenador ou Co-coordenador de bolsa para pesquisa concedida pela CAPES ou CNPq nos últimos cinco anos; atendam ao desenvolvimento da Área do conhecimento no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens advindas da parceria internacional e que incluam atividades de formação de recursos humanos contemplando, obrigatoriamente, missões de estudo Brasil-Estados Unidos como condição para elegibilidade e execução dos projetos. Aqueles projetos que, durante sua execução, não cumprirem esta condição poderão sofrer cancelamento pelo corpo técnico.

FUNDAMENTAÇÃO

O Brasil tem dispendido esforços importantes e consistentes na formação de seus professores e pesquisadores, e no desenvolvimento de núcleos de pesquisa transnacionais entre instituições nacionais e internacionais. São esforços que partem tanto do governo, quanto e universidades brasileiras e centros de pesquisa.

CONCLUSÃO

Sob esse foco, é da maior importância que Instituições afiliadas à ABIPTI participem do edital, apoiando e promovendo projetos em colaboração entre a Universidade Texas A&M e os cientistas e acadêmicos no Brasil em temas de importância mútua para o Brasil e os Estados Unidos.