Finep exibe curtas produzidos por alunos de escola pública no Rio e no Recife

Últimas Notícias - Notícias

Na próxima quinta-feira, a Finep, em parceria com a produtora MPC Filmes e o Instituto Cultura em Movimento, apresenta dois curtas metragens produzidos por alunos de escola pública do Rio, no Museu de Artes Moderna do Rio (MAM). A exibição da produção audiovisual dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Epitácio Pessoa, no bairro do Andaraí, será às 9h30. No total, foram 50 crianças envolvidas no projeto.

Com os títulos "Epitácio News" e "A Baleia Solitária", os curtas foram produzidos por meio do projeto Cinema em Movimento, criado pela MPC Filmes que tem por característica capacitar alunos de escolas públicas para a produção de curtas metragens. Os que serão exibidos no MAM foram baseados no laboratório de Oceanografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Por ser um projeto apoiado pela Finep, o conteúdo teria que ser voltado para a inovação. O objetivo da iniciativa é despertar o interesse dos jovens pela área e inseri-los neste universo.

A produção foi possível por meio da capacitação dos estudantes, que tiveram aula de linguagem cinematográfica. Ao longo do processo, foram organizados workshops de filmagem, roteirização e edição.

No mesmo dia, será exibida também uma sessão especial com dois curtas produzidos por estudantes da Escola de Referência Ensino Médio Porto Digital, no Recife (PE). Os filmes são intitulados "A Inovação" e "Aya".