Pesquisadores da UFRJ e Unicamp mapeiam inovações da indústria brasileira para próxima década

C&T Inovação - BR

Na última segunda-feira (16), pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentaram o estudo que está mapeando as inovações que surgirão na indústria brasileira nos próximos dez anos. A apresentação foi feita durante a 18ª edição dos Diálogos da Modernização Empresarial pela Inovação (MEI), evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Para o coordenador geral do projeto, David Kupfer, a indústria brasileira está atrasada. “As inovações, hoje, estão numa fase em que não transformam, não melhoram a competição. Mas há grande possibilidade de isso acontecer na próxima década”, disse.

Segundo Kupfer, que é pesquisador da UFRJ, não é necessária uma descoberta revolucionária para que a inovação chegue à indústria. Pois a convergência de tecnologias já existentes, ao serem incorporadas, vão provocando o processo de transformação para esse caminho.

O estudo mostra que quando comparada as áreas de transformação, chamadas de clusters, a nanotecnologia se sobressai entre as mais promissoras, com inovações frequentes e expectativa de amadurecimento em até cinco anos. Outros destaques são a biotecnologia, especialmente, o sequenciamento genômico e a inteligência artificial no setor de bens de capital, que encontra-se em fase avançada.

No entanto, a maior parte dos clusters, não tem previsão de avanços no curto prazo. “Em energia, nos próximos dez anos, não devemos esperar nada além de impactos moderados. Não haverá economia que venha a provocar transformações”, disse Kupfer, que citou como exemplo o setor de carros elétricos, que também investe em inovação. Segundo ele, a expectativa é que demorem mais para se tornarem comuns.

Outro assunto em pauta no estudo foi a Internet das Coisas, que reúne na rede recursos digitais na linha de produção com rede capaz de coletar e transmitir dados. De acordo com o especialista da Unicamp, Antônio Bordeaux, a expectativa é que esse setor gere ganhos de 20% a 30% em produtividade.

Para o especialista, a análise de dados é o diferencial da Internet das Coisas. “Os tesouros são os dados gerados a partir da observação da linha de produção. O que se coloca nos produtos que saem das fábricas”, disse.

Bordeaux exemplificou usando o caso da Tesla, empresa dos Estados Unidos que fabrica carros elétricos de alto desempenho e vende exclusivamente pela internet. “Ela é, hoje, a empresa de maior aceitação do público no relacionamento com o mercado. Além do desempenho e apelo ecológico, no momento em que o seu carro está andando na rua, você recebe a mensagem sobre como fazer a manutenção, por exemplo”, disse ele.

Nesse campo é necessário agilidade, por isso, o representante da Unicamp incentiva os empresários a não esperarem por uma iniciativa do governo federal. E também descarta outros receios, como o risco de ataques cibernéticos e a falta de profissionais qualificados. Para ele o investimento em segurança da informação e a qualificação profissional podem superar os obstáculos que venham a surgir.

 

Agência CT&I com informações de ITFórum 365

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