Tribunal de Contas de SP adota tecnologia para dar transparência as informações

C&T Inovação - BR

 

Com o objetivo de aumentar a transparência de suas atividades e automatizar os processos, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) identificou a necessidade de implantar soluções tecnológicas que aproximassem a instituição da sociedade e potencializasse o trabalho de fiscalização. Para isso, o Tribunal contou com o apoio da empresa Seal Telecom - integradora de soluções customizáveis, que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e viáveis economicamente – a qual foi responsável pela implementação de seis Videowalls.


Após a implantação do sistema de Videowall, ferramenta fundamental para tomada de decisão, a informação chega ao TCE em tempo real. Ou seja, foram alocados dois videowalls na sala da superintendência de TI e um na sala da Presidência. Com isso, já é possível que diretores presentes nas salas avaliem materiais enviados por auditores externos, viabilizando com mais facilidade a análise de conteúdos e materiais para uma tomada de decisão imediata e com uma taxa próxima de 100% de acertos.


“Antigamente nosso processo de auditoria era tradicional, dependendo de papéis e com pouquíssimo uso de ferramentas de TI. Há dois anos começamos a implementar tecnologias que auxiliassem nosso trabalho e garantissem agilidade e veracidade das informações”, destaca o diretor de Tecnologia do TCESP, Rodney Idankas.


Durante esse processo os auditores passaram a fazer uso intensivo das tecnologias para descobrir quais os pontos de atenção e os fatores relevantes para ajustar as condutas dos órgãos jurisdicionados.


“Hoje somos o único TCE do Brasil que conta com soluções inteligentes em seus processos. Essa nossa preocupação na transparência das informações e agilidade vem, cada vez mais, contribuindo para a eficácia de nossos trabalhos e consequentemente, oferecendo melhores condições para a população”, disse o presidente do TCE, Sidney Estanislau Beraldo.


Além das instalações para tomadas de decisão, também foram utilizados três Videowalls para contribuir com a comunicação interna e dos visitantes da instituição. Assim, o Tribunal disponibiliza informações relacionadas à grade de eventos, notícias sobre suas ações e conteúdo institucional. Com esse projeto foi possível que todas as pessoas saibam o que está acontecendo dentro do ambiente em que trabalham e também contribuiu para a melhor gestão de pessoas.


(Agência ABIPTI, com informações do Seal Telecom)


incobra-brokerage-event-disponibiliza-plataforma-para-identificacao-de-parceiros-e-agendamento-de-networkings Já está disponível uma plataforma virtual para que os participantes do INCOBRA Brokerage Event registrem-se e criem o seu perfil de...
embrapii-desenvolvera-projetos-de-inovacao-com-empresas-brasileiras-e-britanicasCinco unidades e um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão desenvolver sete projetos de inovação...
fapesp-e-cdti-anunciam-financiamento-para-pesquisa-inovativa  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI)...
capes-financia-projetos-conjuntos-com-a-holanda-em-todas-as-areas-do-conhecimento  A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa...