Centro de Memória do ITPS conta história da química em Sergipe

C&T Gestão - Gestão

 

Com a proposta de resgatar a história da química em Sergipe, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) reuniu nesta semana alunos de escolas públicas para atividades especiais no Centro de Memória da Ciência e Tecnologia (CMCTS). Criado em 2006, o museu funciona dentro da própria instituição e abriga um acervo que narra a trajetória da ciência no estado. As ações desta semana, que envolvem palestras, visitação e experimentos químicos, fazem parte da Primavera dos Museus, evento nacional de promoção dos museus.


A coordenadora do Centro de Memória, Rosemary Menezes, conta que o objetivo do ITPS é resgatar a memória da química em Sergipe, sobretudo na década de 20 a 50. “A ideia é despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes e da comunidade para a história da ciência e tecnologia, especialmente da química em Sergipe. A mostra ficará aberta a visitação e as pessoas poderão conhecer o nosso acervo, cujas peças remetem aos primeiros laboratórios do ITPS”.


Rosemary conta ainda que o ITPS é um órgão dotado de um rico histórico em avanço tecnológico. “Na década de 50, dentre os estabelecimentos do gênero, o ITPS foi considerado um dos melhores do Brasil. Foi o terceiro instituto de química fundado no Brasil, a primeira escola de química de Sergipe e a primeira escola superior de química do estado”, destaca.


A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, explica que as atividades do Centro de Memória pretendem mostrar aos alunos a importância da ciência para as atividades do cotidiano. “São ações interessantes que fazem com que os alunos enxerguem como a ciência está presente em nosso dia-a-dia”.


Ela também destaca que a comunidade em geral pode visitar o Centro de Memória e conhecer um pouco mais da química em Sergipe. “A maioria do nosso público vem de escolas, mas estamos abertos para todas as pessoas. É interessante que as demais instituições e órgãos do Governo coloquem o nosso museu na lista de roteiros que devem ser visitados por sergipanos e turistas que passeiam por nossa cidade”, ressalta.


Centro de Memória


O Centro de Memória é o único museu de Sergipe dedicado à história da ciência e tecnologia no estado. Seu acervo possui mais de 2000 peças, entre equipamentos científicos, elétricos, ópticos, térmicos, de precisão, porcelanato, vidrarias e utensílios de plástico. Já o acervo documental é constituído de mais de 1700 documentos que narram a trajetória da ciência em Sergipe.


(Agência ABIPTI, com informações do ITPS)


incobra-brokerage-event-disponibiliza-plataforma-para-identificacao-de-parceiros-e-agendamento-de-networkings Já está disponível uma plataforma virtual para que os participantes do INCOBRA Brokerage Event registrem-se e criem o seu perfil de...
embrapii-desenvolvera-projetos-de-inovacao-com-empresas-brasileiras-e-britanicasCinco unidades e um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão desenvolver sete projetos de inovação...
fapesp-e-cdti-anunciam-financiamento-para-pesquisa-inovativa  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI)...
capes-financia-projetos-conjuntos-com-a-holanda-em-todas-as-areas-do-conhecimento  A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa...