Tecnologias digitais assumem papel fundamental para alfabetização

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A análise da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) sobre as novas tecnologias digitais é que elas têm um papel de destaque para que todas as pessoas do planeta possam ser alfabetizadas. Por isso a entidade promove, nesta quarta-feira (13), uma conversa online em seu canal no YouTube em que professores e especialistas discutem como as novas tecnologias digitais podem ajudar a ampliar o acesso à aprendizagem e a melhorar a qualidade da educação.


O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maximiliano Martinhão, enfatizou nesta semana, em virtude do Dia Mundial da Alfabetização, a relevância da era digital para a educação das pessoas ao redor do mundo.

O MCTIC é integrante do programa Initiative for Literacy, uma parceria entre a Unesco e a empresa Pearson que busca investigar, documentar e compartilhar uma série de iniciativas que utilizem tecnologias da informação e comunicação (TICs) para a educação, sobretudo em países em desenvolvimento.

“Leitura também pressupõe interpretar, compreender, ser capaz de fazer conexões com outros assuntos e contextos. Todas as pessoas têm que estar incluídas no mundo digital, sabendo usar os inúmeros recursos disponíveis, colhendo benefícios, conquistando uma vida melhor por meio da tecnologia”, afirmou o secretário.

(Agência ABIPTI, com informações do MCTIC)