Observatório produz informações sobre saúde pública no Brasil

C&T Saúde - BR

 

A criação do Observatório  Nacional  de  Políticas  de  Saúde (OAPS), alimentado por diversas fontes de dados e informações, bem como pelos resultados dos distintos subprojetos do estudo, foi resultado de uma pesquisa apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Saúde.


Intitulado “Análises de Políticas de Saúde no Brasil”, o trabalho é coordenado pelo pesquisador, bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq, Jairnilson Paim, da Universidade Federal da Bahia.


O projeto contempla, também, a implantação de um Centro de Documentação virtual,  conectado ao Observatório, para que cada pesquisador possa localizar os documentos necessários para sua pesquisa, a ser disponibilizado, progressivamente, para consulta pública de universidades, gestores, centros de pesquisa e conselheiros de saúde.


Com 11 eixos temáticos, em áreas como judicialização da saúde, atenção primária e promoção da saúde, saúde na infância e políticas de saúde bucal, o Observatório está disponível para apoiar a formulação e implementação de políticas e a tomada de decisão produzindo informações, realizando estudos e fazendo sugestões para melhoria da oferta, organização e qualidade das ações de saúde prestadas à população dos municípios brasileiros.


Com uma rede constituída por pesquisadores/as de diferentes instituições brasileiras e formada a partir de temáticas e questões de pesquisa compartilhadas, o OAPS comemora dois anos desde seu lançamento oficial no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco - Abrascão 2015.


Clique aqui e veja documentário produzido sobre o OAPS.


(Agência ABIPTI, com informações do CNPq)