Prorrogada consulta pública da Estratégia para Transformação Digital

C&T Gestão - Gestão

A Estratégia é um "guarda-chuva" para diversas iniciativas do governo federal para digitalização da economia e da sociedade - Foto: Divulgação/internetA Estratégia é um "guarda-chuva" para diversas iniciativas do governo federal para digitalização da economia e da sociedade - Foto: Divulgação/internet

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prorrogou até 20 de setembro o prazo para contribuições à consulta pública da Estratégia para a Transformação Digital. Até lá, sociedade, setor produtivo, universidades e centros de pesquisa poderão dar as suas sugestões. Inicialmente, a consulta pública terminaria nesta quinta-feira (31). As informações estão no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o MCTIC, a Estratégia é um "guarda-chuva" para diversas iniciativas do governo federal para digitalização da economia e da sociedade. O objetivo é criar um ambiente habilitador para impactos transformadores em agricultura, comércio, educação, finanças, indústria e serviços de transportes e logística, por meio da digitalização dos processos produtivos e da capacitação do país para a chamada 4ª Revolução Industrial.

A proposta em construção para a Estratégia Brasileira se divide em eixos temáticos. Como habilitadores da transformação digital, estão infraestrutura de redes e acesso à internet; pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; e dimensão internacional. Já as frentes de transformação digital, por outro lado, consistem em uma economia baseada em dados; um mundo de dispositivos conectados; novos modelos de negócio; e transformação digital da cidadania e de governo.

A consulta pública está disponível aqui.

(Agência ABIPTI, com informações do MCTIC)