Edição brasileira do Brokerage Event traz novas oportunidades de cooperação em CT&I

C&T Internacional - Internacional

 

Último evento reuniu em torno de 14 participantes da UE e do Brasil - Foto: INCOBRAÚltimo evento reuniu em torno de 14 participantes da UE e do Brasil - Foto: INCOBRAEm 6 de julho, o consórcio internacional INCOBRA promoveu em Enghien-les-Bains, na França, a edição europeia do “Brokerage Event”, onde mais de 40 reuniões bilaterais de negócios ocorreram ao longo de duas horas entre aproximadamente 14 pequenas e médias empresas (PMEs) da União Europeia (UE) e do Brasil.

 

Com o objetivo de ampliar o número de participantes e oportunidades de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), o consórcio realiza agora a edição brasileira do evento, entre 31 de outubro a 1° de novembro, em Belo Horizonte (MG).

 

A expectativa nesta edição é que em torno de 30 participantes integrem as reuniões promovidas pelo evento e tenham acesso as oportunidades de colaboração bilateral. O INCOBRA apoiará PMEs brasileiras e europeias interessadas em explorar potenciais oportunidades de cooperação, fornecendo vales de viagem limitados que permitam a sua participação no evento do INCOBRA e na 16ª Conferência Anpei de Inovação. Para tanto, foi lançada no início de agosto uma chamada pública.

 

Segundo Chiara Davalli, gestora de projetos da rede EBN – parceira do INCOBRA e responsável por organizar a edição europeia do “Brokerage Event” –, todas as empresas que participaram das reuniões na edição anterior relataram pelo menos um contato significativo com algum possível parceiro de negócios.

 

“[O encontro] permitiu detectar novas oportunidades de cooperação e explorar novos mercados na UE e no Brasil. Alguns participantes aproveitaram esta oportunidade para estabelecer contatos com incubadoras e intermediários de outros países, para começar a explorar novos contextos e se preparar para um escalonamento”, informou Davalli.

 

De acordo com a gestora, a oportunidade de validar seus modelos comerciais com outras empresas e incubadoras de outros países, com potenciais novos mercados, foi uma das partes mais apreciadas pelos participantes. “Recebemos impressões positivas dos participantes. As empresas que participaram das reuniões eram pequenas e ativas no setor de IoT [Internet das Coisas, na sigla em inglês], principalmente lidando com smart cities, e-saúde e herança.”

 

A edição brasileira do “Brokerage Event”, que será realizada durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação, terá como foco as áreas de manufatura avançada e nano materiais.

 

Chamada pública

 

A chamada de Manifestação de Interesse para a edição brasileira do "Brokerage Event" do INCOBRA contemplará um total de 20 beneficiários, sendo dez brasileiros e dez europeus. Ela está aberta para todos os atores da inovação, desde empresas e empreendedores a parques tecnológicos e incubadoras de empresa.

 

Os brasileiros poderão ser reembolsados com até 400 euros cada por suas despesas de viagem e acomodação. Já os europeus poderão ser reembolsados em até 1400 euros, cada, pelos custos com a viagem.

 

Em contrapartida, os beneficiários precisam participar da apresentação dos cenários de cooperação apresentados no evento, executar um mínimo de cinco reuniões durante o "Brokerage Event", participar da sessão plenária sobre o programa Horizonte 2020, e completar um relatório de atividades e despesas para obter o reembolso.

 

Dentre os requisitos para participar, os proponentes precisam ter experiência comprovada em parcerias internacionais. O público alvo da chamada são as empresas e atores que trabalhem diretamente com CT&I e envolvidos com o desenvolvimento da inovação de alto impacto de produtos e serviços no setor transversal de manufatura avançada e nano materiais. Eles também devem demonstrar interesse em estabelecer projetos de cooperação bilateral entre Brasil e UE.

 

Sobre o INCOBRA

 

O consórcio internacional busca focar, aumentar e aperfeiçoar as atividades de cooperação em pesquisa e inovação (P&I) entre o Brasil e a União Europeia. É formado por 14 instituições – sete europeias e outras sete brasileiras. O projeto integra um dos subprogramas do Horizonte 2020, iniciativa da União Europeia cujo objetivo é financiar projetos de pesquisa e inovação até 2020.

 

(Agência ABIPTI)


incobra-brokerage-event-disponibiliza-plataforma-para-identificacao-de-parceiros-e-agendamento-de-networkings Já está disponível uma plataforma virtual para que os participantes do INCOBRA Brokerage Event registrem-se e criem o seu perfil de...
metodologia-do-curso-para-elaboracao-e-gestao-de-projetos-da-abipti-e-enaltecida-por-alunos “O diferencial deste curso é que ele é completo, apresenta todo o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia para o aluno”, explica...
embrapii-desenvolvera-projetos-de-inovacao-com-empresas-brasileiras-e-britanicasCinco unidades e um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão desenvolver sete projetos de inovação...
fapesp-e-cdti-anunciam-financiamento-para-pesquisa-inovativa  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI)...
capes-financia-projetos-conjuntos-com-a-holanda-em-todas-as-areas-do-conhecimento  A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa...