Startups sul-coreanas participam de ciclo de incubação no Brasil

C&T Economia - Economia

 

As empreendedoras das startups sul-coreanas Willim Inc., Lillycover e Rocketview estão no Brasil para participar do ciclo de incubação cruzada do Programa de Promoção da Economia Criativa. A iniciativa é executada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com a Samsung e com o Centro de Economia Criativa e Inovação (CCEI) Daegu.

“Para as empreendedoras, esta é uma oportunidade para conhecer o mercado brasileiro, buscar parceiros, prospectar potenciais investidores e receber mentorias com algumas das melhores incubadoras nacionais”, afirma Sheila Pires, superintendente executiva da Anprotec. “O intercâmbio promovido fortalece a cultura empreendedora dos dois países e desenvolve os respectivos ecossistemas de inovação”, completa.

Alocada na Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Criativos e Inovadores (ITCG), em Campina Grande, na Paraíba, a RocketView atua na área de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e possui um aplicativo que permite o controle de eletrodomésticos e eletroeletrônicos por meio do celular. Basta que o usuário tire uma foto do dispositivo para que a plataforma se transforme em um controle remoto digital. A aplicação pode ser usada em ambientes residenciais e hoteleiros.

Já a Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, em Ribeirão Preto, recebeu a CEO da coreana Lillycover, Sun Hee Na. A startup desenvolveu um equipamento baseado em uma câmera microscópica para análise de peles. Com base em fatores como umidade e oleosidade, o sistema recomenda os cosméticos mais adequados para as características da pele do usuário.

A Willim Inc, plataforma de mídia social e conteúdo que permite que seus usuários estabeleçam conexões por meio de seus diários online, está incubada na Fumsoft, de Belo Horizonte. No período, Yoon Jeong Rak, responsável pelo marketing e pela comunicação da startup, teve agenda intensa de visitas técnicas, mentorias e treinamentos de pitch.

As startups participarão da Cerimônia de Graduação da Segunda Rodada do Programa de Promoção da Economia Criativa, que acontecerá na Escola de Negócios Alencar Burti, em São Paulo (SP), nesta sexta-feira (18). Além dos empreendedores das 12 startups brasileiras selecionadas para esta rodada, o evento também reunirá membros do Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu Coreia do Sul, representantes do governo brasileiro, investidores e agências nacionais de apoio ao empreendedorismo e inovação.

Programa

O Programa de Promoção da Economia Criativa é resultado da parceria firmada em 2015 entre Samsung e Anprotec para a promoção do empreendedorismo e da inovação. Por meio da parceria, a Associação se comprometeu a realizar treinamentos, articular políticas públicas e propagar conhecimento sobre economia criativa para seus associados e empresas inovadoras.

A Samsung, por sua vez, atua como facilitadora da relação entre a Anprotec e o CCEI, identificando projetos aptos a participarem do Programa. Em cinco anos, a empresa pretende investir US$ 5 milhões no projeto.

(Agência ABIPTI, com informações da Anprotec)


consorcio-abre-chamada-para-apoio-financeiro-a-participacao-do-brokerage-event  O consórcio internacional INCOBRA lançou nesta segunda-feira (7) uma chamada para conceder apoio financeiro aos participantes do...
embrapii-desenvolvera-projetos-de-inovacao-com-empresas-brasileiras-e-britanicasCinco unidades e um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão desenvolver sete projetos de inovação...
capes-financia-projetos-conjuntos-com-a-holanda-em-todas-as-areas-do-conhecimento  A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa...
fapesp-e-cdti-anunciam-financiamento-para-pesquisa-inovativa  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI)...
japao-e-brasil-financiam-projetos-em-varias-areas-do-conhecimentoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS, na sigla em...