Parceria entre empresas cria projeto de estacionamento autônomo

C&T Inovação - BR

 

Um simples comando dado pelo smartphone poderá ser o suficiente para estacionar o seu carro. As informações são do estacionamento do Museu da Mercedes Benz, em Stuttgart, na Alemanha. Lá, as empresas Bosch e Daimler transformaram o estacionamento autônomo em realidade e agora os motoristas podem estacionar o carro na vaga escolhida sem precisar controlar as manobras de dentro do veículo.

Este é um marco importante na busca pela direção autônoma. O projeto piloto no Museu da Mercedes Benz é a primeira solução mundial de infraestrutura baseada para estacionamento totalmente automatizado, seja ele com ou sem motoristas ao volante. A partir de 2018, os visitantes do museu poderão experimentar este serviço e verificar quanto tempo é possível economizar quando não é preciso procurar uma vaga para estacionar.

Por meio de um aplicativo para smartphone, qualquer pessoa poderá reservar um carro. A experiência começa a partir do momento em que o veículo se desloca sozinho até o ponto de encontro. A devolução do carro também é simples: o cliente deixa o veículo em uma área determinada da garagem e confirma o ato pelo aplicativo do celular. Uma vez que o sistema inteligente de estacionamento identifica o veículo, o carro dá partida automaticamente e se desloca para a vaga designada.

O serviço de estacionamento autônomo foi possível graças à infraestrutura de estacionamento inteligente oferecida pela Bosch, que atuou em conjunto com a tecnologia automotiva da Mercedes-Benz. Os sensores instalados na garagem monitoram o corredor e seus arredores enquanto o veículo é guiado. Dessa forma, o carro converte os comandos com total segurança durante as manobras.

Os sensores para a infraestrutura do estacionamento e a tecnologia de comunicação são fornecidas pela Bosch, enquanto a Daimler disponibilizou o estacionamento do museu e os veículos-piloto. Em conjunto com a Bosch, a empresa definirá a interface da infraestrutura e do veículo e fará as modificações necessárias no software e no sensor.

(Agência ABIPTI, com informações da Anpei)

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