C&T precisa reduzir certos gastos e aumentar recursos, avalia senador

C&T Política - BR

 

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) afirmou, em pronunciamento nesta terça-feira (1º), que recebeu cópia de documentos em que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) pedem que o governo desbloqueie os recursos do orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O órgão tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. A intenção das entidades é dar continuidade às atividades de pesquisa no país.

Cristovam reconheceu a pertinência dos pedidos, mas alertou que, num momento de crise e falta de dinheiro, é preciso cortar gastos num setor para que outro possa receber dinheiro ou ter o seu orçamento elevado. “Obviamente, sentando com essas comunidades e dizendo que elas também têm que entender que existem vazamentos de dinheiro na comunidade acadêmica, vazamentos de dinheiro na comunidade científica e tecnológica. É possível reduzir certos gastos, mas é preciso, mesmo assim, mais recursos”, avaliou.

O senador disse estar preocupado com o futuro da ciência e tecnologia no país, em decorrência da crise que atinge as contas do governo. “Não é possível deixar fechar universidades, não é possível deixar interromper pesquisas”, ressaltou.

Buarque lembrou que a atual situação fiscal é culpa dos governos anteriores, que não souberam definir prioridades e distribuíram dinheiro para diversas corporações, sem olhar para o todo.

Já o atual governo, segundo o senador, também não sabe definir prioridades e, ainda, gasta dinheiro para impedir que os deputados federais votem pela continuidade da tramitação da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR, contra Michel Temer, no Supremo Tribunal Federal (STF).

(Agência ABIPTI, com informações da Agência Senado)

incobra-brokerage-event-disponibiliza-plataforma-para-identificacao-de-parceiros-e-agendamento-de-networkings Já está disponível uma plataforma virtual para que os participantes do INCOBRA Brokerage Event registrem-se e criem o seu perfil de...
embrapii-desenvolvera-projetos-de-inovacao-com-empresas-brasileiras-e-britanicasCinco unidades e um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão desenvolver sete projetos de inovação...
fapesp-e-cdti-anunciam-financiamento-para-pesquisa-inovativa  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI)...
capes-financia-projetos-conjuntos-com-a-holanda-em-todas-as-areas-do-conhecimento  A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa...