Instituto promove estudos que auxiliam pesca e conservação marinha

C&T Meio Ambiente - BR

 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mantém em São José dos Campos (SP) o Laboratório de Estudos do Oceano e da Atmosfera (LOA), onde se destaca o uso integrado de modelos numéricos do oceano, da atmosfera e dados de satélites. O laboratório busca resolver problemas relacionados à segurança alimentar e à conservação da biodiversidade. Também desenvolve ferramentas capazes de integrar a física do oceano e da atmosfera à movimentação e sobrevivência de organismos.

“São ferramentas com uma base tecnológica sofisticada, ainda ao alcance de poucos grupos de pesquisa no mundo. Além disso, o seu uso colabora na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado no Brasil, que ainda é caracterizado por grande oferta de postos de trabalho de baixíssima qualificação”, disse o pesquisador Douglas Gherardi, do Inpe.

Além de desenvolver trabalhos de pesquisa na área de interação oceano-atmosfera, o LOA tem investigado problemas relacionados à sardinha pescada no Brasil. O objetivo é saber se, de fato, as condições oceânicas determinam as elevações e quedas na produção do pescado.

A sardinha é o recurso pesqueiro mais importante do Brasil e sustenta uma ampla cadeia produtiva, além de ser uma fonte de proteína de baixo custo para a população brasileira.

Um artigo recentemente publicado analisou a relação entre a sobrevivência das larvas da espécie, determinadas pela temperatura do oceano e suas correntes, com os aumentos ou colapsos da pesca ao longo dos anos. O trabalho reúne resultados de 18 anos de simulações e mostra que, mesmo a desova ocorrendo nos ambientes preferidos pela espécie, a sobrevivência ou morte das larvas não explicam os padrões observados na estatística de desembarque da sardinha.

O LOA conta com infraestrutura da Coordenação de Observação da Terra do Inpe e ainda do Laboratório TerraME-Galileu - Modelagem Ambiental Integrada, na área de computação de alto desempenho.

(Agência ABIPTI, com informações do Inpe)

incobra-brokerage-event-disponibiliza-plataforma-para-identificacao-de-parceiros-e-agendamento-de-networkings Já está disponível uma plataforma virtual para que os participantes do INCOBRA Brokerage Event registrem-se e criem o seu perfil de...
embrapii-desenvolvera-projetos-de-inovacao-com-empresas-brasileiras-e-britanicasCinco unidades e um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão desenvolver sete projetos de inovação...
fapesp-e-cdti-anunciam-financiamento-para-pesquisa-inovativa  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI)...
capes-financia-projetos-conjuntos-com-a-holanda-em-todas-as-areas-do-conhecimento  A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa...