Abertas 117 vagas de mestrado e doutorado do Inpa

C&T Sistemas Estaduais - BR

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) permanece com inscrições abertas para o processo seletivo de oito dos dez Programas de Pós-Graduação, sendo sete cursos em nível de mestrado e três em nível de doutorado. Ao todo, são oferecidas 117 vagas, das quais nove são para doutorado e 108 para mestrado.

Até 30 de setembro é possível se inscrever para os Programas de Pós-Graduação em Biologia (Ecologia/PPG-ECO), em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (PPG-GCBEv) e em Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CFT). Esses são os únicos que estão com editais abertos para doutorado, com 2, 5 e 2 vagas, respectivamente. O ingresso dos candidatos está previsto para novembro deste ano.

No mestrado, os Programas de Pós-Graduação em Biologia (Ecologia/ PPG-ECO) e em Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CFT) são os cursos com maior quantidade de vagas. Para o mestrado em Ecologia são oferecidas 23 vagas. As provas de conhecimento específico serão realizadas no dia 8 de novembro, pela manhã, e a de suficiência em língua estrangeira, à tarde, do mesmo dia.

Para o PPG-CFT são oferecidas 20 vagas. As provas serão realizadas em três etapas, sendo duas eliminatórias e uma classificatória. As etapas eliminatórias consistirão em duas provas escritas (conhecimentos específico e de língua inglesa), que também acontecerão em 8 de novembro, e análise da carta de candidatura e entrevista. A terceira etapa será a análise de currículo.

Além do PPG-ECO e do PPG-CFT, o Inpa continua até o fim de setembro com editais abertos para a seleção de 65 vagas em outros cinco cursos de Mestrado: Agricultura no Trópico Úmido (12 vagas), Botânica (11 vagas), Biologia de Água Doce e Pesca Interior (18 vagas),Clima e Ambiente, programa em associação com a Universidade do Estado do Amazonas (10 vagas), e Entomologia (14 vagas).

O processo seletivo para o Mestrado acontecerá nas seguintes cidades: Manaus, Parintins, Tefé e Tabatinga, no Amazonas (AM), Altamira, Santarém e Belém (PA), Araguatins (TO), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Sinop e Cuiabá (MT), Londrina (PR), Macapá (AP), Natal (RN), Palmas (TO), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória da Conquista e Salvador (BA),São Luís (MA), Vitória (ES), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Colorado do Oeste e Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC).

Para mais informações sobre os editais, acesse aqui.

(Agência ABIPTI, com informações do Inpa)

incobra-brokerage-event-disponibiliza-plataforma-para-identificacao-de-parceiros-e-agendamento-de-networkings Já está disponível uma plataforma virtual para que os participantes do INCOBRA Brokerage Event registrem-se e criem o seu perfil de...
embrapii-desenvolvera-projetos-de-inovacao-com-empresas-brasileiras-e-britanicasCinco unidades e um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão desenvolver sete projetos de inovação...
fapesp-e-cdti-anunciam-financiamento-para-pesquisa-inovativa  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI)...
capes-financia-projetos-conjuntos-com-a-holanda-em-todas-as-areas-do-conhecimento  A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa...