Pequenos negócios usam tecnologia para driblar a crise

C&T Economia - Economia

A crise do setor de óleo e gás obrigou muitas empresas do segmento a adotarem uma política de corte de gastos. Nesse contexto de contratos suspensos e sem acesso a crédito, o cenário tem sido de empresas fechando as portas ou entrando em recuperação judicial. Na contramão da crise, pequenas companhias da cadeia produtiva do setor de óleo e gás estão conseguindo abrir novos mercados e expandir seus negócios por meio do investimento em inovação.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, afirma que o uso da inovação como ferramenta para conquistar novos clientes e aumentar a qualidade dos produtos e serviços já é uma realidade para a maioria dos pequenos negócios no Brasil. Segundo ele, as pequenas empresas estão à frente nessa esfera e já comprovam que ações inovadoras não são algo restrito ao universo das grandes corporações.

Para o empresário Manlio Fernandes, inovar é uma estratégia de mercado, uma forma de se diferenciar, agregar valor ao seu produto. Entre o fim de 2010 e início de 2011, o oceanógrafo criou a Oil Finder a partir da tecnologia desenvolvida por ele durante o doutorado. O sistema criado por Manlio – inédito mundialmente – aprimora o planejamento e a execução do programa exploratório em campos offshore.

De acordo com o Manlio, o Brasil tem um ambiente normalmente hostil à inovação. Para ele, até que o pesquisador transforme uma invenção em inovação, ele precisa transpor uma série de obstáculos, sendo o principal a falta de investimento. Segundo ele, o investidor brasileiro é avesso ao risco e ainda enxergam inovação como risco e não como oportunidade. Depois de enfrentar seu momento mais difícil em 2015/2016, a Oil Finder decidiu este ano apostar no mercado externo e expandir sua atuação para Europa e Estados Unidos.

(Agência ABIPTI com informações do Sebrae)




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