Chamada apoia instalação de centro de pesquisa em novas energias

Últimas Notícias - Notícias

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a BG E&P Brasil, empresa subsidiária do Grupo Shell lançaram uma chamada de propostas para a instalação do Centro de Pesquisa em Novas Energias no estado de São Paulo. O objetivo é buscar impacto social positivo e sustentável e alcançar reconhecimento mundial por meio de suas pesquisas em novas energias. O prazo para envio das propostas vai até 9 de junho deste ano.

Os proponentes precisam ter título de doutor, emprego em alguma instituição de pesquisa do estado de São Paulo, produção científica e tecnológica comprovada e substancial, liderança em grandes projetos de pesquisa, histórico comprovado de trabalhos com transferência de tecnologia, e capacidade de formar grupos de pesquisa e gerar resultados reconhecidos pela comunidade científica.

As propostas deverão ser enviadas em inglês, uma vez que serão analisadas internacionalmente. O foco do empreendimento será no desenvolvimento de pesquisa em quatro divisões: transportadores de alta densidade de energia; armazenamento avançado de energia; conversão de metano em produtos; e ciência computacional de materiais. A compra de equipamentos de pesquisa terá um limite de até R$ 200 mil por projeto.

A visão de longo prazo do Centro de Pesquisa é contribuir para o desenvolvimento de cursos de bacharelado e mestrado, assim como treinamento vocacional para novos participantes e funcionários que buscam educação e carreiras em novas energias. O Centro pretende também disponibilizar mecanismos para educação e disseminação do conhecimento e para a transferência de tecnologia.

Para mais informações, acesse o edital completo aqui.

(Agência ABIPTI, com informações da Fapesp)