Aplicativo auxilia no ensino de História

C&T Educação - BR

O professor de História Jadiael Rodrigues da Silva, do município de Candeias de Jamari (RO), região metropolitana de Porto Velho, resolveu usar a tecnologia para chamar a atenção dos alunos e auxiliar o aprendizado em sala de aula. Para isso, ele criou um aplicativo de celular que disponibiliza textos e atividades extras com o objetivo de reforçar os conteúdos. Segundo o professor, embora ainda esteja em fase de testes, a ferramenta já tem surtido efeito.

Jadiael leciona para estudantes dos três anos do ensino médio noturno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade. O professor explica que os estudantes podem acessar pelo celular o plano de curso bimestral, as competências e habilidades esperadas e as formas de avaliação. Quase metade dos seus 240 alunos já baixaram o aplicativo, disponível na plataforma Android.

A ferramenta também facilita na hora de contextualizar conteúdos e mobilizar para as discussões em sala de aula. “Como essas tecnologias já estão incorporadas no cotidiano dos alunos, decidi criar um aplicativo voltado para a minha disciplina, para que eu pudesse interagir com meus alunos e buscar um atrativo para que eles gostassem e passassem a ter mais interesse pela história”, conta.

O educador começou a testar o aplicativo há três meses e diz que já é possível observar alunos demonstrarem maior interesse na matéria, especialmente os que viam a disciplina de História como algo ultrapassado. “O aplicativo se tornou uma extensão da sala de aula. O aluno pode interagir também com os colegas e comigo dentro do aplicativo”.

Com o app é possível gerar gráficos, relatórios, simulados e avaliar cada estudante por meio das tarefas disponíveis. A ferramenta envia os resultados para o professor, que pode gerar informações e relatórios por aluno e por turmas e saber como estão respondendo à disciplina.

Para o segundo semestre, Jadiael planeja utilizar a plataforma também no reforço dos estudos para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), focado nos alunos do terceiro ano. A intenção é que os estudantes possam se preparar para as provas e se acostumar com o formato do exame.

(Agência ABIPTI, com informações do Ministério da Educação)


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