Gestão Sustentável para MPEs beneficia 360 indústrias e 12 mil trabalhadores

Últimas Notícias - Notícias

O piloto do Programa Gestão Sustentável para Micros e Pequenas Empresas (MPEs), realizado desde 2011 pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com o Fundo Multilateral de Investimentos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), encerrou-se nesta semana. De acordo com os dados do projeto, foram 360 indústrias e cerca de 12 mil trabalhadores beneficiados em seis estados: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e no Distrito Federal.


Entre os serviços ofertados pela iniciativa, está o diagnóstico das empresas em áreas como tecnologia e inovação, gestão, segurança e saúde no trabalho e meio ambiente. A partir daí, o Sesi ajuda os empresários a executar ações que melhoram a eficiência e aumentam a competitividade do negócio.


Devido ao sucesso, o programa será expandido às 27 unidades da Federação e deverá atender, até o fim de 2018, mais mil micros e pequenas empresas. “Os pequenos negócios têm uma importância muito grande para o país, representando 93% das indústrias e empregam mais do que as grandes empresas”, destacou o diretor de Operações do Sesi, Marcos Siqueira.


O programa trouxe inovações em relação a outras consultorias em gestão empresarial, como a análise de valor das empresas por públicos de interesse. “O olhar de outras partes interessadas no negócio enriquece o processo. É importante ouvir a comunidade, pois é ela que dá a licença social para a empresa atuar e oferece mão de obra”, disse o gerente-executivo de Qualidade de Vida do Sesi, Emmanuel Lacerda.


(Agência ABIPTI, com informações da Agência CNI de Notícias)


C&T Economia, programa, gestão, sustentável, indústrias, trabalhadores, Sesi, MPEs, unidades