Estudantes visitam Planetário e aprendem sobre Programa Espacial Brasileiro

Últimas Notícias - Notícias

A Agência Espacial Brasileira (AEB) promoveu nesta semana uma atividade para um grupo de estudantes no Planetário de Brasília. O passeio teve o objetivo de despertar o interesse de crianças e adolescentes pela área espacial. A programação incluiu palestra, visita guiada, oficina de construção e lançamento de foguetes e sessão comentada na cúpula do planetário.

Os 32 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima começaram a visita pela exposição sobre o Programa Espacial Brasileiro. No local, os estudantes receberam informações sobre diversos projetos desenvolvidos pela AEB, como o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que vai ampliar a oferta de banda larga no país e garantir a segurança das comunicações na área de defesa.

Os jovens também puderam ver maquetes de veículos lançadores ou foguetes espaciais utilizados para missões suborbitais de exploração do espaço, capazes de lançar cargas-úteis compostas por experimentos científicos e tecnológicos. A exposição traz pequenas réplicas que mostram o desenvolvimento dos equipamentos, incluindo os modelos Sonda, o Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30) e o Veículo Lançador de Satélites (VLS).

As atividades continuaram com uma palestra do engenheiro da AEB Pedro Luiz Kaled. Segundo ele, a previsão é que a primeira missão tripulada ao planeta Marte deve ocorrer nos próximos dez anos. O engenheiro explicou os tipos de naves, tecnologias necessárias e sistemas de transporte que deverão ser utilizados para explorar ou colonizar o "planeta vermelho".

A programação foi encerrada com uma oficina de construção e lançamento de foguetes artesanais feitos de garrafas pet.

(Agência ABIPT com informações do MCTIC)