Brasil Mais TI tem 278 mil alunos cadastrados e 610 cursos em andamento

C&T Gestão - Gestão


Executora de políticas públicas do governo federal para o setor de tecnologia da informação (TI), a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) operacionaliza a plataforma Brasil Mais TI, que oferece capacitação gratuita a jovens e adultos, com ensino à distância pela internet. Durante a 62ª Reunião do Conselho de Administração da Softex, realizada nesta terça-feira (11), em Brasília (DF), a associação apresentou o relatório anual de 2016 sobre o programa.


Segundo o presidente da Softex, Ruben Delgado, os dados comprovam que o Brasil Mais TI é o “maior portal de educação tecnológica gratuita do mundo". "Os números são surpreendentes. Nós temos mais de 278 mil alunos cadastrados, 610 cursos em andamento e 175 mil seguidores nas redes sociais. Em 2016, oferecemos 35 cursos diferentes e tivemos mais de 4 milhões de acesso à página da plataforma", informou.


Atualmente, a plataforma alcança mais de 61 mil alunos matriculados em institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). "O Brasil Mais TI já é uma base para os IFs, que o utilizam como ferramenta de aprendizado", comentou o presidente da Softex.


Além disso, a associação também desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da indústria brasileira de software e serviços de TI e a disponibilidade de recursos humanos qualificados em pesquisa e negócios. "Lançamos um portal para conectar empresas com vagas disponíveis a estudantes que tenham entregado currículo. É um matchmaking entre quem estudou e quem precisa de recursos humanos", afirmou Delgado.


Durante o encontro, a assembleia geral da Softex elegeu e declarou como presidente do Conselho de Administração o deputado federal Sandro Alex (PSD-PR), vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCTCI).


Start-Up Brasil


A Softex também opera o programa Start-Up Brasil, em busca de agregar um conjunto de atores e instituições em favor do empreendedorismo de base tecnológica. Para Delgado, o Start-Up Brasil representa um marco entre os projetos do governo. "O sucesso foi tão estrondoso que, para cada dólar investido pelo governo, a iniciativa privada aportou 3,5 dólares", disse.


O programa ficou em segundo lugar no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, entregue em 2016 pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).


Encontro internacional


O presidente da Softex lembrou que o Brasil receberá a 19ª edição do encontro internacional Virtual Educa, em 2018, na Bahia. "Trata-se da maior feira do mundo na área de tecnologia para educação, promovida pela Organização dos Estados Americanos [OEA] para tentar diminuir a desigualdade, por exemplo, entre os Jardins, em São Paulo, e o interior do Piauí", apontou. "A OEA acredita que a tecnologia é a única forma de equilibrar isso."


A cada ano, um país membro da OEA recebe o Virtual Educa, evento voltado a difundir projetos inovadores no campo da educação e da formação profissional, com impacto no desenvolvimento humano. A edição deste ano ocorre em Bogotá, na Colômbia. Entidade sócia global da iniciativa, a Softex geralmente leva empresas brasileiras de TI aos encontros do programa pela América.


(Agência ABIPTI, com informações do MCTIC)




Especial: 26ª Conferência Anprotec

sinergia-e-politica-de-estado-sao-desafios-para-o-brasil-avalia-presidente-da-anprotec Maturidade. Essa é palavra que define o atual estágio do ecossistema brasileiro de empreendedorismo e inovação. O segmento conta com...
meta-chinesa-de-tornar-se-potencia-em-inovacao-cria-oportunidades-para-empreendimentos-brasileiros Fortaleza (CE) - O 13º Plano Quinquenal da República Popular da China estabelece metas ousadas para o desenvolvimento da economia. O...
fundos-de-capital-privado-sao-alternativa-a-crise-para-empresas-inovadoras Fortaleza (CE) - O atual ciclo recessivo da economia brasileira, iniciado em dezembro de 2014, atingiu em setembro o segundo pior...
empreendedorismo-em-negocios-de-impacto-social-cresce-no-brasil Fortaleza (CE) - Aos poucos o brasileiro começa a entender melhor a cultura do empreendedorismo, tida por muitos especialistas como...
gestores-apostam-em-integracao-de-esforcos-para-impulsionar-negocios-inovadores Fortaleza (CE) - Há aproximadamente duas décadas, o ecossistema brasileiro de inovação dependia exclusivamente dos governos...