Tecnologia de sensores inerciais pode detectar posição e velocidade de veículos

C&T Inovação - BR

Tecnologia pode ser usada tanto no âmbito civil como no militar - Foto: FABTecnologia pode ser usada tanto no âmbito civil como no militar - Foto: FABO Instituto da Força Aérea Brasileira (FAB) está desenvolvendo um equipamento de alta precisão que permite detectar a posição e a velocidade de um veículo. Trata-se dos sensores inerciais, semelhantes ao GPS (Global Positioning System), mas com uma tecnologia que garante mais autonomia aos carros.

“São sensores que permitem navegar, ir de um local para outro, sem o uso de informações externas, como GPS ou informação visual. Por si só, eles 'sentem' o movimento do corpo que está se transladando e informam a um computador de bordo qual a posição atual”, explica o Major Hugo Lira, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), em São José dos Campos (SP).

A navegação autônoma por meio de sensores inerciais pode ser utilizada em qualquer ambiente (espacial, terrestre ou aquático). Sua função é garantir o controle do comportamento de veículos, quando sinais externos como GPS e outras formas de navegação são precários, deliberadamente suprimidos ou alterados.

As informações de navegação autônoma advêm de dois tipos de sensores: giroscópios e acelerômetros. O giroscópio é um sensor capaz de perceber e medir a velocidade de rotação. Já o acelerômetro é um sensor capaz de perceber e medir aceleração linear do corpo ao qual está fixado. A combinação de ambos resulta na precisão do posicionamento do veículo.

De acordo com a FAB, a tecnologia pode ser empregada em diversos setores econômicos, tanto no âmbito civil quanto militar. Na área energética, por exemplo, pode ser usada para medir a intensidade de corrente elétrica. Há ainda aplicações cibernéticas diversas, como guiagem autônoma de veículos, automação de processos industriais (robôs), detecção de ondas sísmicas, identificação de posição de falhas em inspeções de dutos de petróleo, entre outras utilidades.

Atualmente, o projeto no IEAv está em fase de aprimoramento do desempenho e da estabilidade de giroscópios e acelerômetros à fibra óptica, para que possa se tornar um produto operacional.

(Agência ABIPTI, com informações do Portal Brasil e FAB)


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