Universidade e Inpe constroem computador de bordo para nanossatélite

C&T Inovação - BR

A Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desenvolveu um computador de bordo para cubesats – tipo de satélite miniaturizado usado para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras. Aliando baixo custo e alta confiabilidade, o equipamento será utilizado no Conasat, projeto do Centro Regional Nordeste (CRN) do Inpe voltado à capacitação de recursos humanos e promoção à inovação tecnológica nos ramos da eletrônica e de telecomunicações.

Segundo a chefe do CRN, Jozeane Mafra de Carvalho, “o computador de bordo está sendo desenvolvido para os nanossatélites da constelação Conasat e também poderá ser usado em outras missões de cubesats”.

Batizado de Open OBC, por ser um computador de bordo com padrão de hardware e software abertos, o equipamento foi resultado da dissertação de mestrado de David Freitas Mota, sob a orientação de João Cesar Moura Mota e Jarbas Aryel Nunes da Silveira, do Departamento de Engenharia de Teleinformática (Deti) do Centro de Tecnologia da UFC.

A arquitetura do computador de bordo Open OBC utiliza o processador TMS570LS0432 da Texas Instruments, que possui: núcleo ARM Cortex-R4 em duas CPUs; detecção e correção de falhas em suas memórias RAM e ROM internas; hardware BIST tanto na CPU quanto na memória RAM; e outras características de segurança como o monitoramento do clock e da tensão de alimentação. Uma memória flash externa foi utilizada para armazenamento de código e dados.

Há duas interfaces I2C para a comunicação com os subsistemas existentes em um cubesat, sendo uma exclusiva para comunicação com o transponder. A arquitetura é complementada por uma interface UART para diagnóstico e depuração, sinais PWM para acionamento das bobinas de torque e entradas ADC para medição da intensidade da luz solar nas faces do satélite.

Estão previstos ainda um cartão MicroSD para armazenamentos de dados e uma interface CAN para tráfego de informações transmitidas em tempo real. De acordo com o Inpe, isso garante um controle rígido de erros e a recepção de mensagens.

O computador de bordo foi eletronicamente testado e está apto à integração com os demais subsistemas.

(Agência ABIPTI, com informações do Inpe)


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