Chamada financiará projeto sobre acesso aberto a dados de pesquisa

C&T Sistemas Estaduais - BR

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançaram chamada pública, no valor total de R$ 110 mil, para financiar um grupo de trabalho sobre acesso aberto a dados de pesquisa (AADP). O objetivo é contribuir para a criação de um Programa Nacional de Acesso Aberto a Dados de Pesquisa, que pretende incentivar o compartilhamento de dados entre pesquisadores, conferindo maior eficiência na produção de conhecimento científico no Brasil. As inscrições se encerram em 17 de abril.


A chamada é voltada a grupos de pesquisa das áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação. Os selecionados formarão um grupo de trabalho que colaborará com a RNP e o Ibict no mapeamento de práticas de dados abertos para pesquisa já existentes, além de elaborar um portal web para reunir a comunidade nacional acadêmica em torno do assunto e desenvolver uma solução tecnológica que poderá ser o embrião de um futuro serviço de AADP.


Os recursos serão destinados à contratação de pessoal por um período de 12 meses. A RNP também poderá custear, sob demanda, passagens de pesquisadores para reuniões, entrevistas e grupos focais do projeto.


Para o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Leandro Ciuffo, a promoção de dados abertos para pesquisa no país ainda é incipiente e pouco padronizada. "Diante desse cenário, é primordial conduzir estratégias para articular pesquisadores e instituições, criando mecanismos que facilitem o compartilhamento de dados de forma automatizada, e considerando os desafios das diferentes realidades nas esferas de produção científica no país", afirma.


As propostas devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com o assunto "GT AADP". Para mais informações, clique aqui.


(Agência ABIPTI, com informações do MCTIC e RNP)